domingo, 30 de maio de 2010


NATIVIDADE INVESTINDO NA INCLUSÃO DIGITAL


Quando pensamos em inclusão digital,logo imaginamos todos tendo a oportunidade de acesso livre a internet.Mas é isso que acontece no Telecentro natividadense.

Os moradores de Natividade que frequentam o Telecentro não só fazem pesquisas, mas também entram em sites de relacionamentos como:orkut,msn,sônico;os sites de jogos,música,etc.Mas os campeões de procura são os sites de pesquisa escolares.

Nesse espaçoque é aberto ao público,mesmo o indivíduo não entendendo de informática ele pode aprender com a ajuda da monitora.pela rapidez e eficiência da internet, as pessoas então deixando de lado a biblioteca municipal.

Infelizmente nem todas as cidades tomaram essa de iniciativade fazer a inclusão digital.O telecentro veio para valorizar a nossa cidade fazendo com que todos tenham o direito ao acesso grátis a internet de qualidade.

4 comentários:

  1. Olá Verônica,

    É inegável a importância da internet e das ferramentas que a acompanham. Assim como reconhecemos, sobremaneira, o papel exercido no mundo da informação. O acesso a esse campo contribui para a socialização de experiências e construção do conhecimento.
    Como você afirmou, o Telecentro tem se revelado um excelente polo de congregação social em prol da conecção digital.
    Porém, lamentei o esvaziamento da biblioteca! Ora, um recurso não pressupõe a eliminação do outro, nem tão pouco seu abandono.
    Sou uma voraz leitora, amo os livros, muito embora saiba que "não são os livros que mudam o mundo, os livros apenas mudam as pessoas, e são elas que mudam o mundo". Quero dizer que por mais que a informática contribua para o avanço comunicacional, os livros são os portadores de histórias que constroem nosso identidade, talvez seja necessário investir na biblioteca, criar um espaço interativo entre a leitura e o sujeito-leitor. Afinal, ler também é um aprendizado constante...

    Abraços, Manu

    ResponderExcluir
  2. Oi Verônica,

    Concordo com o comentário anterior, Sei da importância do acesso digital, mas a leitura é fundamental, por isso preservar o espaço da biblioteca também deveria ser considerado e estimulado. Afirmo isso por experiência própria, minha sobrinha de 14 anos não desgrudava do computador, era dia e noite. Até que minha irmã apresentou uma solução maravilhosa: comprou uma Séri de livros muito conhecida pelos jovens e que lhe foi indicada por uma amiga da faculdade, estou falando da Série Crepúsculo. pronto foi amor à primeira leitura. Depois que ela começou não conseguiu mais para. E acredite, isso não fez com que ela abandonasse o computador, apenas dividiu melhor o tempo sabendo apreciar os recursos de que dispõe. É por isso que insisto: Uma tecnologia não requer necessariamente o desmantelamento da outra, é preciso saber investir na educação e proporcionar ao público várias formas de acessar com prazer o conhecimento e as informações. Exemplo disso é o fato de que minha sobrinha troca dicas de leitura com os amigos virtuais, é o mair barato. Olha só, tudo se abriu a partir do univrso da leitura, pois ela desenvolveu a escrita de uma forma fabulosa, até escreveu um livro que ficou incrível!!!
    Pois bem, apresento a seguir uma pequena lista de livros que ela leu a partir de junho de 2009: Série Crepúsculo, Séria Morada da Noite, Série Percy Jackson e os Olimpianos, Série Ulisses Moore, Triologia Terras de Elyon, triologia Coração de Pedra, A Hospedeira, O vendedor de Sonhos, Crônicas do Mundo Emerso, As guerras do Mundo Emerso, Série Amanhã, Histórias de Amor Eterno, O Morro dos Ventos Uivante, Pandora, Sussurros, A mediadora, e muitos outros.

    ResponderExcluir
  3. Legal, o que escreveu...
    A criação desse Telecentro é uma conquista para a comunidade natividadense porque promove a inclusão digital, contribuindo para o exercício da cidadania.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da idéia do Telecentro. Só achei lamentável o abandono da biblioteca. Nossos jovens precisam muito da inclusão digital, mas os livros também são fundamentais.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir